terça-feira, 24 de abril de 2012

Saiba como declarar créditos da Nota Fiscal Paulista


Os créditos recebidos da Nota Fiscal Paulista devem ser declarados no IR.
Isso inclui também os Prêmios dos Sorteios da NFP. Cuidado na hora de declarar, pois o crédito e o prêmio devem ser declarados em fichas distintas no IRPF 2012. Veja como, seguindo as dicas:


Onde encontrar o Informe de Rendimentos da NFP
O site da Nota Fiscal Paulista traz o Informe de Rendimentos dos consumidores que resgataram créditos do programa ou ganharam prêmios nos sorteios.(vá ao endereço http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/)

Obrigatoriedade da declaração dos Créditos da NFP
Prêmios e créditos da Nota Fiscal Paulista são livres de Imposto de Renda, mas devem ser discriminados na declaração do IRPF. (saiba mais em http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=208511)
Quem resgatou créditos ou ganhou prêmios no programa não terá de pagar imposto sobre os valores recebidos, mas precisa declará-los. Os créditos em dinheiro ou usados para reduzir o IPVA são declarados na ficha Rendimentos isentos e não tributáveis, na linha Outros (basta indicar "Créditos da NFP").

Como os prêmios dos sorteios da NFP já são tributados na fonte, devem ser declarados na ficha Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva, na linha Outros (basta indicar "Prêmios da NFP").

Como declarar os CRÉDITOS DA NFP
Os créditos da Nota Fiscal Paulista recebidos em dinheiro ou utilizados para reduzir o IPVA devem ser declarados na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, em Outros(item 15), especificando-se "Créditos NFP" no campo em branco.

Como declarar os PRÊMIOS DE SORTEIO DA NFP
Os valores recebidos nos sorteios da NFP devem ser declarados na ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, no campo 08.Outros rendimentos recebidos pelo Titular, especificando "Créditos da NFP" no campo em branco.


MUNDO LINUX